sexta-feira, 23 de março de 2007

Classificação das Articulações




Imagem tirada na FAZU.



Com base na sua estrutura e no material que as une, as articulações podem ser classificadas como fibrosas, cartilagíneas ou sinoviais.





Articulações fibrosas não têm cavidade articular. Os ossos estão unidos por tecido fibroso e subdividem-se em:











  • Sindesmose: refere-se a uma articulação unida por tecido fibroso que permite pouco movimento localizando-se entre os ossos do corpo, como é o caso dos metacarpos do equino, rádio e ulna.




  • Sutura: é a junção entre ossos do crânio, que estão unidos por tecido fibroso no início da vida, mas que podem ossificar-se após a maturidade e é dividida em:



Serreada: as bordas articulares formam "dentinhos".




Ex.: Articulação Interfrontal.




Escamosa: o encaixe entre as bordas articulares é feita em forma de bisel.




Ex.: Articulação Incisivo-maxilar, articulação parietal-temporal.




Planas: não possui elevações, ou seja, bordas articulares retilíneas.




Ex.: Articulação internasal.








  • Gonfose: corresponde a articulação especializada dos dentes em seus alvéolos na mandíbula e na maxila. Os tecidos colágenos e fibroplastos que unem os dentes ao alvéolo constituem o periodonto.



Articulações cartilagíneas possuem ossos unidos por por cartilagem, sem intervenção da cavidade articular. Podem ser classificadas em:











  • Sincondrose: articulação imóvel cujo meio de união é a cartilagem hialina. A intermandibular e a cartilagem epifisária são exemplos de sincondrose.




  • Sínfeses: também chamadas de articulações fibrocartilagíneas,possuem como meio de união cartilagem fibrosa. É o caso dos ossos púbicos adjacentes.



Obs: Os tecidos fibrosos ou cartilagíneos que separam ossos adjacentes em sindemoses,sincondroses e sínfises podem ser substituídos por osso,como resultado de um processo degenerativo. Esse processo pode ser chamado de sinostose.







Articulações sinoviais permitem maior quantidade de movimento e são de preocupação principal para o cirurgião ortopedista.







Referências:


  • Piermattei, D.L.; Flo, G.L. Manual de Ortopedia e tratamento das Fraturas dos pequenos animais, São Paulo: editora Manole, 3.ed, 1999, pg 161-18.
  • Apostila de ARTROLOGIA da Prof. Ana Carolina Nunes Rodrigues.
  • Frandson, R.D.; Wilke, W.L.; Fails, A.D. Anatomia e fisiologia dos animais de fazenda.

quarta-feira, 21 de março de 2007

Introdução

Imagem do esqueleto de um equino (foto tirada na FAZU), onde podemos encontrar articulações.

Artrologia é o estudo das articulações que correspodem ao conjunto de dois ou mais ossos unidos por ligamentos.


O objetivos das articulações é proporcionar a maior estabilidade possível ao corpo durante a sustentação de peso e movimentação.A interrupção dos mecanismos articulares normais leva à ósteo-artrose dolorosa e incapacidade física,reduzindo assim a qualidade de vida do indivíduo,e aumentando a carga em outros.
O diagnóstico e o tratamento apropriados da afcção articular dependem da compreensão da anatomia e fisiologia básicas dos sistemas músculo-esqueléticos.





Referências: