sexta-feira, 18 de maio de 2007

Particularidades Articulares do Membro Torácico

Articulação Umeral



Liga a escápula e o úmero. A cápsula articular é espaçosa e se funde, às vezes,com os tendões dos músculos adjacentes, em particular o m. subscapular. Em todos exceto bovinos e equinos, emite um prolongamento ou divertículo ao redor do tendão de origemdo m. bíceps do braço, onde situa-se o sulco intertubercular.



Articulação do Cotovelo



Combina numa única cápsula a articulação do tipo dobradiça entre o úmero e o rádio e ulna e, pelo menos em carnívoros, a articulação tipo trocóide entre as extremidades proximais do último par de ossos. Os igamentos mais fortes são ligamentos colaterais medial e lateral, uma disposição previsível numa articulação basicamente do tipo dobradiça.

O lateral desses ligamentos é curto e espesso, o medial mais longo, mais fino e divisível em duas partes, radial e ulnar no cão e no gato, superficial e profunda nos animais maiores.

Nas grandes espécies, principalmente em equinos, a curvatura da superfície umeral não é uniforme. Os ossos do rádio e da ulna são unidos por uma membrana interóssea que se ossifica no início da vida em ungulados. No cão e no gato, a membrana é suficientemente longa, permitindo a limitada rotação possível nestas espécies.

Articulação Cárpica

Em espécies com cascos, a articulação proximal pode ser considerada como da variedade tipo dobradiça, mas em cães e gatos é mais versátil e pode ser considerada como uma articulção elipsóide, embora um exemplo ineficiente do tipo.

Referência:

  • Dyce, K.M.; D.V.M. & S.; B.Sc.; M.R.C.V.S., Tratado de Anatomia Veterinária, São Paulo: editora Guanabara, pg 52-54.