sexta-feira, 11 de maio de 2007

Artrose

Artrose

O termo artrose refere-se `a condição articular degenerativa não-inflamatória caracterizada pela ausência de inflamação no revestimento sinovial e pela presença de líquido sinovial normal ou próximo ao normal.


Calcificações nas vértebras da coluna ("bico de papagaio"), hérnia de disco e artrose

É muito comum em cães idosos e obesos. O animal pode começar a mancar e ter dificuldade de pular ou subir em locais mais altos, como um sofá. Quando palpado na região da coluna, ele sente dor. O quadro pode progredir e o animal passa a ter incoordenação nos membros (cruza as pernas traseiras ao andar), não consegue mais se levantar, urina e defeca em qualquer lugar .
O desgaste das articulações (artrose) também é comum nessa idade.
O diagnóstico dessas patologias é feito através do raio-X simples e/ou mielografia (radiografia da coluna vertebral usando contraste).
Como tratar: está ocorrendo compressão dos nervos e inflamação na região da coluna afetada pela hérnia ou calcificação. O cão deve repousar e ser medicado pelo veterinário com antiinflamatórios e analgésicos. O cão que apresentar sinais graves, como paralisia, deve ser submetido a exames como raio-X e mielografia para avaliar o grau da lesão. O animal não deve tomar banho ou ser submetido a temperaturas frias durante o tratamento ou quando tiver crises de dor. Em alguns casos, o tratamento é cirúrgico.
No caso de artrose, o tratamento consiste na administração de analgésicos e antiinflamatórios. Em todos os casos é possível associar-se terapias alternativas como a fisioterapia e acupuntura.

Referência:

Acesso em 11 de maio 2007.

Um comentário:

Henrique Martins disse...

meus parabéns esta ficando bom